sexta-feira, 4 de junho de 2010

"Liberdade para mim é um ser humano estar onde deseja estar".




Em uma entrevista sobre a peça de teatro "Viver sem tempos mortos", na qual interpretava a destemida Simone de Beauvoir, Fernanda Montenegro respondia a perguntas rotineiras quando de repente, deu "A" resposta. É Diva.

BLOG 7X7 - Existe uma brasileira comparável a Simone?
Fernanda - Vou dizer um absurdo. Mas, é verdade: irmã Dulce. A baianinha de família rica que resolve ir para o convento contra tudo e contra todos e faz o trabalho social que ela fez, de porta em porta. É um exemplo extraordinário. Não porque entrou numa igreja, numa religião, mas pela liberdade de ir contra tudo e contra todos e fazer uma obra social enorme. Porque a liberdade pode ser ter muitos parceiros ou ter parceiro nenhum. O que significa a liberdade? Uma vez, vi uma entrevista quando estava em Paris. Era um programa sobre liberdade. Estavam entrevistando diversas pessoas. O jornalista foi a um convento das carmelitas e entrevistou uma freira que estava atrás de uma porta. Ele não via a mulher e nem ela o via. E ela falando de liberdade. E ele disse: “Mas a senhora está falando de liberdade atrás de uma porta, de onde a senhora não tem nem permissão de me ver! Como a senhora explica isso?”. Ela respondeu: “Liberdade, para mim, é um ser humano estar onde ele deseja estar.”
 
***
 
Bom, sem me ater a comparação genial entre Simone e irmã Dulce, devidamente explanada pela "Diva", quero falar sobre essa frasesinha linda que hoje me faz tanto sentido. Ser totalmente livre pode significar um belo par de olhos verdes. Desculpem-me, mas não é força de expressão: são verdes mesmo!
Os ventos que sopram furiosos no imaginário feminino levando toda aquela beleza estatuária as cucuias tem me trazido mais paz que agitação... E os olhos verdes, a calma para a antiga pressa.

Sou livre...
 
 
OBS. Entrevista extraída do Blog Mulher 7X7 da Revista Época.*
          Quadro do Salvador Dalí, Mulher na Janela.

3 comentários:

disse...

Eu desejo estar em uma sala com piscina com só mais uma pessoa...Ah, que liberdade maravilhosa. Amo-te

Anônimo disse...

Possibly the greatest read I read ever!!

-Kind regards,
Maryann

Anônimo disse...

Hey Jerrold, yea right..

Marilyn