quarta-feira, 30 de junho de 2010

Just sometimes: Menos é mais!


Sempre desconfiei que ambientes culinários eram propícios a momentos de descontração! O que o diga ontem a noite... quando eu quase confundi o suco do limão com um verdeiro suco de limão feito em jarra. Depois de voltar do mercado, liguei inocentemente para minha amiga Karlinha, responsável pela receita do peixinho de ontem...

- Amiga, é para deixar de molho o peixe “mergulhado” totalmente no suco de limão??? Mas daí eu vou precisar mais do que um limão por peixe!!! Vou precisar de uns 4 limões mais água!!!!...

Pasma, descobri que deixar de molho no suco de limão significa apenas deixar o peixe repousando com um pouco de limão em cima. Mas pouco, bem pouquinho mesmo. Aliaís, o exagero parece ser um inimigo da cozinha saborosa!!! Se coloca um ingrediente em exagero, desaparece o sabor dos outros alimentos todos... e, infelizmente, foi o que aconteceu mais tarde com o peixinho... que acabou frio e com gosto de limão!!! 

Durante o preparo, ele estava uma delícia... Imagina aquele peixe macio sendo frito com um pouquinho de manteiga, mel, “suco de limão” e alcachofras? Parece saborosíssimo né??? E estava!!! Além de tudo, derretendo na boca!!! O Teté experimentou e amou também!!! Dava pra sentir o gosto de todos os ingredientes e com o peixinho desmanchando ao mesmo tempo... Até que eu decidi colocar, por pura e leve criatividade um pouquinho mais de limão, depois do peixe pronto! Resultado: esfriou o peixe e aquele sabor equilibrado entre os ingredientes foi substituído por completo pelo ácido limão. Virou um peixe comum... sem aquele charminho a mais... Mas tudo bem!!! Mesmo assim tava gostoso, um gostoso mais comum, mas estava gostoso!

Sobre a beringela... o momento mais difícil e tenso foi quando eu estava cara a cara com a donzela no mercado e precisava escolhê-la!!! Mas como se escolhe uma beringela?? Por sorte, e nessa hora foi sorte mesmo e não minha falha criatividade, um rapaz do mercado me ensinou que quanto mais durinha melhor!!! Ufa!!! Escapei de uma beringela ruim...

No final, a beringela e o peixe perderam o brilho para o arroz do meu namorado!!! Que não sabe fazer arroz branco, mas faz um arroz integral como ninguém... Ou seja: intimado hoje também, hein???

Bjo a todos e Boa Noite!!!

2 comentários:

disse...

Que nada amor, você que me ENSINOU!Olha só, segundo dia e já está ensinando, vai longe...

amo

Carolina Lomba disse...

Príncipe!!!