sexta-feira, 25 de junho de 2010

Agora vai Carol!!!!


Bom, depois de 25 anos de vida completamente distante das cozinhas pelas quais passei, decidi aproveitar minhas férias de julho para aprender a cozinhar!!! rs... Ou pelo menos tentar, ou pelo menos começar... Bom, vamos ver no que vai dar essa aventura que quero viver!!!

Irei cozinhar de segunda à quinta-feira, quatro dias por semana, a começar no dia 28 de junho e terminar no dia 29 de julho. Se tudo der certo (já deu!), serão cinco semanas de cozinha, mais um jantar comemorativo no dia 31 de julho, sábado. E sim... Você que me acompanhar nas minhas peripécias culinárias no AngudePagu será convidado para o meu jantar!! rs... É, e talvez esse não seja um programa tão bom assim!!!

Ahhh!!! Antes que me esqueça, sugestões de receita serão muito bem vindas! Obrigada desde já pelo apoio. Bjo!

25 comentários:

disse...

É só quem falar primeiro... serei EU!

Carolina Lomba disse...

hahahaha!!! vc será meu cobaia desde a primeira semana!rs... Nem me vem com essa de começar a provar a comida só apartir do 15º dia! rsrs...

karlinha disse...

o segredo de um prato está no nome e na aparência...o restante é só engolir! rsrsrs brincadeirinha...

eu proponho a dar receitinha fáceis, rápidas e gostosas, assim não tem como judiar muito do Té! rssr.

karlinha disse...

FRICASSE DE FRANGO E MUSSARELA GRATINADO (receita para 2)

1/2kg de frango desfiado
(como fazer: colocar 1/2 de peito de frango - com osso e tudo - na panela de pressa, 2 xícaras de água, sal e azeite ou 1 caldo knor. Fechar a panela, fogo médio, esperar 30 minutos. Desligar o fogo, esperar a panela parar de chiar para sair toda pressão. Abrir, retirar o frango e desfiar com 2 garfos - ele estará super fácil...)
<< reserve o frango>>

Em uma panela, em fogo médio, fará o creme de milho:

- 1 caixa de creme de leite (ou 1 copo de requeijão)
- 2 copos de leite
- 1 caldo knor
- 1 ou 2 caixas de milho batidas no liquidificador.

Misture tudo numa panela, espere começar a esquentar e acrescente:

- 1 colher de sopa (rasa) de maisena com 1/2 copo de leite. Misture com colher no próprio copo.

Despejar a maisena misturada ao leite aos outros ingredientes da panela - mexer sem parar e em fogo médio para baixo. Começou a engrossar, reserve.

Agora é só misturar o frago ao creme de milho numa travessa de vidro ou de alumínio. Cobrir com 2 camadas de mussarela em fatia, salpicar parmesão ralado e levar ao forno (230 graus) até dourar o queijo.

dá para comer só isso...ou acompanhar com pão, com arroz.

um vinho tinto não muito seco é recomendável dependendo do dia.

karlinha disse...

BROWNIE DE CHOCOLATE DE MICROONDAS

INGREDIENTES

 2 ovos grandes
 ¼ xícara de manteiga derretida (sem ferver)
 1 xícara de açúcar
 ½ xícara de chocolate em pó (pó de cacau, famoso chocolate do padre)
 ½ xícara de farinha de trigo
 1/3 xícara de chocolate amargo em pedacinhos (equivale a ½ barra de 200g)
 1/3 xícara de nozes (ou castanha de caju, ou castanha do pará etc) em pedacinhos

PREPARO

Em um pote, bata os ovos e a manteiga derretida. Acrescente o chocolate em pó, o açúcar e a farinha e misturre. Adicione os pedaços de chocolate e nozes. Passe tudo para um pirex já untado com manteiga. Cozinhe no microondas, sem cobrir, por 6 minutos na alta potência. Deixe esfriar por 5 minutos no microondas.

DICA

Se prefeir o Brownie menos doce, coloque metade do açúcar.

Acompanhar com sorvete.

essa receita é mto boa e não tem erro...

karla disse...

lanchinho da tarde...

pão de queijo de forma

Colocar no liquitificador:

3 ovos inteiros
125 lm de leite
125 de óleo
1 colherinha de (café) de sal
250 grs de polvilho doce

Depois de batido, retirar em uma tijela, e acrecentar 1 colherinha (sobremesa) de fermento
200 gramas de queijo ralado.

Colocar no forno, pré aquecido, por + ou - 45 minutos.

karla disse...

mousse de chocolate -

fácil e não suja quase nada...

- 200gr de suspiro
- 2 caixinhas de creme de leite (já deixe no congelador 1 hora antes, se for possível)
- 1 xícara de chocolate do padre

como fazer

quebrar o suspiro com a mão, colocar o creme de leite e o chocolate. misturar tudo.

enfeitar com raspas de chocolate meio amargo e levar para gelar.

karlinha disse...

MACARRÃO DE PANELA DE PRESSÃO (porção para 4 pessoas)

só suja 1 panela..e os pratos

na panela de pressão:

- fritar 1 linguiça calabresa cortada em pedacinhos e 1 colher de sobremesa de azeite.

- acrescentar: 1 pacote de macarrão penne, 1 caixa de creme de leite, 1 pacote de molho de tomate ou extrato de tomate, 1 caldo knor. Misturar.

- por fim: encher a panela de água até 3 dedos acima do nível do macarrão misturado com os outros ingredientes.

- fechar a panela. deixar no fogo médio para alto.

- quando a panela começar a chiar, contar 7 minutos e desligar. Depois esperar mais 7 minutos e abrir a panela.

é só comer!
se tiver um queijo ralado...hummm...

dá para substituir a calabresa por frango, atum, milho, ervilhas...

karlinha disse...

CAMARÃO NO ABACAXI

1/2kg de camarão limpo
2 caixas de creme de leite
2 colheres (sopa) de maionese
2 colheres (sopa) de mostarda
Leite - se precisar
Cebola (a gosto)
Salsinha (a gosto)
1 abacaxi

como fazer:

-fritar o camarão com um pouco de azeite, cebola. Começou a rosar, abaixar o fogo e acrescentar todo os ingredientes (menos o abacaxi). Mexer até começar a ferver. Reservar.

- O abacaxi: cortar ao meio na vertival. Retirar um pouco da poupa (utilizará o acabaxi como base para colocar o camarão).

- Corte a poupa em pedacinhos e acrescente um pouco ao camarão.

Servir o creme de camarão com abacaxi na base da casca do abacaxi.

receita ideal para 2 comerem muito bem.

acompanhar com arroz e batata palha - aliás...no fricasse a batata palha também é uma boa pedida.

Carolina Lomba disse...

Karlinha!!! Minha querida amiga!!! Muito obrigada pelo apoio!

Peguei essas receitas, tirei xerox e vou colocar a mão na massa em TODAS elas!!! rsrsrs... Será que consigo todas??? Esse fricasse de frango me parece muittttooo difícil!!!! Acho que vou deixar pro fim!!!

OBRIGADA MESMO PELAS DICAS!

Carolina Lomba disse...

rsrsrsrs... Vou colocar as fotinhos de como ficartam os pratos!!!!

;) Os que ficarem mais gostosos vou selecionar para o jantar!

disse...

Nossa, a Karlinha está prendada hein, mandou 2785 receitas de uma vez só!

Carolina Lomba disse...

Amor, na verdade, a Karlinha está sendo solidária a você, que vai comer da minha comida em todos esses dias!!! rsrsrs... Olha o que ela falou:

"eu proponho a dar receitinha fáceis, rápidas e gostosas, assim não tem como judiar muito do Té! rssr."

Ludmila disse...

Ai ai aiiiii Vou querer ser um dos jurados, hein?!

Priscila disse...

Que medo....hahahahaha......vou comentar la depois....rsrs


beijos

Thaís disse...

É isso ai Carol....

Queria ter essa coragem, mas não me dou bem no quesito culinária..... rsrsrssr

Beijinhosssss

Priscila disse...

Carol....o outro e-mail foi em tom de brincadeira....mas saiba que eu te apoio no que vc decidir fazer....acho que o curso vai ser excelente.... acho que todas nós deveriamos fazer......INCLUSIVE AS CASADAS VIU.....hahahaha


eu topo um jantar feito pela CAROLLLLLL........quem quer ir no jantar, poe o dedo aqui.......hehehe


BOA SORTE AMIGAAAAAA........já me deu agua na boca de pensar nos pratos deliciosos.....


Depois quero comentar no seu blog e deixar a receita do meu doce de sucesso que é a goiabada quente que eu vi na ana maria braga,,,,super facil e deliciosa....


beijosssss

Thaís disse...

Concordo com a Pri.... Jantar feito pela Carol.....

Bjssss

Carolina Lomba disse...

Queridas AMIGAS!!!

To muito feliz por ter vcs pra compartilhar essa nova empreitada... hahahah... E pra apoiar pq precisarei de muitooooo apoio!!!! rsrsrs....

KARLINHA- Obrigada pelas receitas!!! VOU FAZER TODAS!!!! Só tô com medo do fricasse!!! rsrs...
LUD - Amiga linda... pode me arranjar a receita de dois bolos do seu papis pra mim que eu vou fazer em comemoração ao passado!!! rs
PRISCILA- Amiga, já sabia que era jó brincadeira... Amei seu apoio!!! Mas olha só, não é curso não!!!! rsrs... Sou eu mesma + a receita em casa!!!! E lógico, quero umas cobaias para provar minha comida!!! rs...
THAÍS - Tbém amei a idéia da Pri para o jantar!!!! Vou fazer o jantar com sobremesa usando a receita do bolo do Sr. Valério!!!! rsrsrs...

Gente........... vou colocar a foto dos resultados pra vcs aqui no e-mail e tbém no blog tah??? hahaha

Priscila disse...

Ops...então é melhor ainda......hehehe....rs


olha, anota minha receita então:


Doce de goiabada:


NGREDIENTES:


- 1 lata de creme de leite
- 1 caixinha de creme de leite
- 8 tabletes de polenguinho
- 8 colheres de leite condensado
- 500g de goiabada


MODO DE PREPARO:


Derreta a goiabada em fogo baixo até dissolver por completo (se precisar, pode ir colocando um pouco de agua para não queimar até derreter tudo)...
Depois que estiver derretida, desligue o fogo e misture a lata de creme de leite (com soro e tudo)....até ficar um creme de goiabada mais claro...
Despeje numa refratária de vidro (que possa ir ao forno) e deixe gelar até endurecer um pouco.


Quando o creme de goiabada estiver durinho, retire da geladeira e reserve.


Bata no liquidificador: a caixinha de creme de leite, os 8 tabletes de polenguinho e as 8 colheres de leite condensado.


Despeje em cima do creme de goiabada e leve ao forno por aproximadamente 10 minutos...


Retire do forno. O doce pode ser servido quente ou gelado.


Obs: Cuidado com as mudanças de temperatura da refratária de vidro para não estourar...

Karlinha disse...

me chama que eu te ajudo!!!!
ssrssr

Karlinha disse...

me chama que eu te ajudo!!!!
ssrssr

Ludmila disse...

Bom diaaa!!1

Eiii Karlinha!!! Dividi as suas receitas tb!! rsrsrs

Bjãooo


Ca!! Aguardamos o jantar!!! =D

Elayne disse...

Nossa que coisa interessante!!!!!!!!!!!!!!!rsrs pena que não estarei aí pra experimentar ... snif, mas tudo bem, comam a minha parte por mim, e na minha volta vou querer um banquete!!
Força aí baixinha, estou sem tempo pra mandar receitas, mas se lembrar de algo fácil te mando por e-mail.

Parabéns pela decisão.

bjs
mamys

Camila Tereza disse...

Ah, Ca!!! Que máximo!!!!!!
Se eu estivesse aqui faria com vc, pq morro de vontade!!!!
Mas vou acompanhar sua experiencia pelo blog!


Boa empreitada, amiga!!!!!!!!!!!